sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mudanças...

Depois de 7 meses e meio sem ter outro leite que não o meu, a Luísa bebeu ontem Leite Artificial. Tenho emoções contraditórias dentro de mim, sinto-me culpada, sinto-me aliviada, nem sei...

Ontem foi a gota de água. A noite foi terrível. Eu e o R. acordámos/não dormimos derreados. Eu ia ficar em casa, mas ele ia trabalhar e, embora com um sorriso, eu bem via que ele estava podre. Estando de folga fiquei com a Luísa em casa, mas estava sem forças para brincar. Fez-se o click, "isto não pode continuar". Tomámos duas medidas:

1. Voltámos a por a cama dela no nosso quarto. Andávamos a lutar em várias frentes - que ela dormisse a noite toda, que ela se livrasse do vício da mama durante a noite, que ela dormisse no seu quarto. Chega! Chega de ouvir conselhos, palpites, ler teorias - aqueles que não interessam de verdades absolutas, porque estou muito agradecida a todas que me ajudaram, o meu obrigada. Temos de seguir os nossos instintos. Primeiro há que dormir a noite toda sem mamar; depois irá para o seu quarto.

2. Fui ao supermercado e comprei uma lata de leite. Jantou pelas 20 (papa) e foi dormir. Chorou, mas o pai adormeceu-a na sua cama. Às 23 dei-lhe um biberon com o LA, com ela meia a dormir. Durante a noite chorincou umas 4 vezes mas bastou ir pôr a chucha, dar a mão e ela voltou a dormir (nota: ela está cheia de tosse, desconfio que também chorava de desconforto quando tossia). Só acordou, super bem disposta pelas 7.30.

Doi muito. É parvo, eu sei. Mas eu, que sempre defendi a amamentação, rendi-me ao LA. Não aguentei mais. Mais vale dar o biberon à noite e no dia seguinte ter outra disposição para o dia, para ela. Um filho é um prazer.
Vou tentar continuar a dar mama - só esta manhã já dei duas vezes. Quando estiver com ela durante o dia vou dar à demanda, mesmo com a comida. Quando ela estiver na ama ou com o pai, deixo o meu leitinho congelado e quando chegar dou-lhe o lanche. Pode ser que consiga manter alguma produção.

É tolo, mas sinto-me tão frustrada...

7 comentários:

pasl disse...

Amiga... como eu te compreendo... sabes bem disso.
Mas não te sintas culpada... deste e darás mama o máximo possivel... mas também é necessário o teu bem estar mental... a Luísa e sobretudo tu precisas disso.

Uma beijoca gigantesca.

A Luísa bebeu bem o LA pelo bibas?

Cristiana disse...

Vê pelo lado positivo, se ela se sente bem a beber o LA à noite e descansa melhor... Estas a fazer o que achas melhor para a tua filha, por isso, não te sintas assim... Sente-te orgulhosa, não frustada!!! ;)


Beijoquices..

Rute disse...

Fizeste o que achaste melhor...
Não ligues ao que os outros dizem...

Sónia Varzim disse...

Tens de seguir sempre o teu coração e os teus instintos de mãe... as decisões só a ti e ao papá dizem respeito... não ligues aos outros! Se foi para o teu bem estar e para o bem estar da luisinha, tomaste a decisão certa!
Um beijinho bem grande!

Anónimo disse...

Minha querida, estás no caminho certo. Antes de tudo o resto vem o teu/vosso instinto como pais!!

Não deixes que as opiniões de terceiros deixem marcas. Fizeste o que achaste ser melhor para a tua filha e só podes é estar muito orgulhosa disso.

A maminha, se continuar, melhor, senão, so what? Deixar a Luisa com fome em prol da bandeira da amamentação é que não! ;)

Beijos nossos! Muitos!!

AL77

Susana R disse...

Um beijinho para ti e para a Luisa. O importante é que ela esteja bem e saudável. Força.

Anónimo disse...

Olá querida mamã, não te sintas frustrada nem culpada, fizeste o teu melhor e o mais importante é que a tua filhota fique saciada e satisfeita, a todos os niveis.
E, sim, defendo igualmente a nossa intuição enquanto pais, raramente falha :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana