segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Para onde foi o quarto escuro?

As festas de aniversário das crianças são muito diferentes das nossas.
As mães já não fazem croquetes nem pães de leite com fiambre e queijo. Gelatinas individuais e pintarolas fazem parte do passado.
Ok, não sejamos tão puristas, as pessoas não têm tempo, nem pachorra, para, ao fim de semana, ainda terem trabalho.
O que me faz realmente confusão é que já não se brinca ao quarto escuro (era a rambóia total). As festas de aniversário são no sítio x ou y. Nesse sítio x ou y as crianças fazem o que está programado. Tenhamos bem consciência disto - fazem o que está programado.
O fim de semana, as festas de aniversário, deixaram de ser o momento de descoberta, de divertimento e liberdade.
Cada sítio tem o seu programa de festa de aniversário. Como na escola. Como numa visita de estudo.

Quando é que as crianças brincam ao que LHES APETECE?

4 comentários:

María disse...

Lembro-me tão bem do quarto escuro e da cabra cega :)

Convenhamos que os dias de hoje nada têm a ver com os nossos dias...não sei a que sítio foram, mas a festa dos 5 anos do David foi num local de festas e eles brincaram ao que quiseram o tempo que quiseram. Só foram chamados para lanchar, mais nada. Deve depender dos sítios.

Beijocas
María

P.S - o Tomás tem a habilidade de se enfiar em tudo o que é caixas e cestos, alguidares e afins LOL

Anónimo disse...

Olá, que boas memórias que vieste despoletar em mim com o teu texto; lembro-me do quarto escuro (que medo!) e de todos os jogos tradicionais...do improviso,das surpresas, dos lanches intermináveis!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Liliaba (Licas) disse...

Olá!!!
Reparei k estava de volta!!
Pois bem eu penso como tu!! O meu filhote vai fazer 4 anitos daqui a 9 dias e sabes que mais convidei os amigos da salinha dele para a festa em nossa casa!!! Vai haver sandes de pao rico com fiambre e queijo.. mts croquetes.. gelatinas de vários sabores.. mts pintarolas e gomas e até batatas fritas!!! ehehe
Só ainda n sei bem como vou dar conta do recado!! Mas k ele vai adorar vai!! E´stá td empolgado que os amigos vão brincar no quarto dele!! Na minha ideia esses sitios x e y são mt impessoais!! E eles pequenitos como são axo que nem se apercebem k é a festa do amigo x!! Pensam apenas k é mais um passeio da escolinha!!!
Ups já me alonguei!!
Visita o meu novo cantinho:
http://novemesesdeamor.blogspot.com/
Benvinda e Beijocas

Oishii disse...

Adorava os jogos das festas de anos! Curiosamente jogava-se mesmo muito ao quarto escuro, mas o que eu mais adorava era saber que nas festas podia comer salame de chocolate, coisa completamente proibida na minha casa!